Quem sou eu

Minha foto
"Por que meu cão é tão especial? Porque quando ele chegou pensei que fosse apenas um shar pei. Me enganei! Com aquele rabinho em forma de parafuso, fucinho gelado, olhos cor de mel e patinhas curiosas ele me mostrou que ser especial é amar e ser amado, cheirar e ser acariciado, ver choro e ficar abraçado. Porque pra ele ficar feliz, basta uma banana amassada com Pedigree e um colinho na hora de dormir. Porque agora, aqui, é ele quem é dono de mim!"

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

PEC do Diploma já!

Estava pensando (como disse anteriormente, pode não parecer, mas eu penso). Pior do que falar errado é escrever errado. E ainda existem aqueles que defendem que jornalista não precisa de diploma, ora, se diplomados alguns são semi-analfabetos, imagina sem o bendito diploma. Em solidariedade a minha mamãe e aos milhares de jornalistas profissionais: PEC do Diploma já. Quer saber mais sobre o assunto? http://www.fenaj.org.br/

E para ajudar, lá vai uma dica de Português. É do professor Sérgio Nogueira, que tem uma coluna muito legal no G1.

A dúvida é: Fui eu que fez ou fiz o trabalho?

A resposta é: Fui eu que fiz o trabalho.

Quando o sujeito for o pronome relativo “que”, o verbo deve concordar com o antecedente: “Fui eu que fiz”; “Foste tu que fizeste”; “Foi ele que fez”; “Fomos nós que fizemos”; “Fostes vós que fizestes”; “Foram eles que fizeram”; “Este é o empregado que fez o trabalho” e “Estes são os empregados que fizeram o trabalho”.

Com o pronome “quem”, a concordância deve ser feita na 3ª. pessoa do singular: “Fui eu quem fez o trabalho”, ou seja, “Quem fez o trabalho fui eu”.

Alguns autores aceitam duas opções: “Fui eu quem fiz o trabalho” ou “Fui eu quem fez o trabalho”. O verbo pode concordar com o antecedente (eu quem fiz) ou na 3ª pessoa do singular concordando com o pronome “quem” (eu quem fez). No Brasil, a preferência é a concordância com o antecedente quando está no plural (”Fomos nós quem fizemos o trabalho”) e na 3ª pessoa do singular quando o antecedente está no singular (”Fui eu quem fez o trabalho”).

Estaria correto dizer “hoje quem paga é eu”? Essa não. “Hoje quem paga sou eu” e “Hoje sou eu que pago” são duas maneiras corretas de se dizer a mesma mentira…

Resumindo: tá na dúvida, não escreve besteira não, pesquisa, procura, pergunta.....
Em breve, mais dicas. Valeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.